Brasileiros são maiores alvos de ataque virtual que faz promessa para roubar dados, diz empresa de segurança

Os internautas brasileiros foram os que mais sofreram em 2017 com ataques cibernéticos de phishing, mensagens falsas que prometem descontos ou outras vantagens, mas têm o intuito de roubar dados pessoais ou disseminar pragas virtuais.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (22) pela fabricante russa de antivírus Kaspersky Lab. Ela também informou que os brasileiros só perdem para os russos quando o assunto é ser vítima de cavalos de Troia – programas maliciosos que parecem trazer benefícios, mas prejudicam os usuários.

Os rankings foram elaborados pela empresa com base nos internautas que usam suas ferramentas de segurança. Com base nos ataques detectados e bloqueados, a Kaspersky calculou qual a fatia de seus clientes foi vítima em cada país.

Phishing

Espalhados por mensagens digitais, o Phishing é um golpe que simula comunicados de empresas. São promessas de descontos, novidades no serviço ou de promoções. O objetivo é convencer o internauta a abrir links contendo pragas digitais ou páginas falsas das companhias.

Quando surgiram, esses ataques eram disseminados por e-mail. Atualmente, um dos grandes meios de propagação, principalmente no Brasil, é WhatsApp, comenta o analista de segurança da Kaspersky Lab Fábio Assolini. Só neste ano, circularam pelo aplicativo de mensagem dos brasileiros correntes que prometiam

  • 14º salário;
  • CNH gratuita;
  • mudar as cores do aplicativo;
  • acesso a uma versão ressuscitada da rede social Orkut;
  • crédito para celular.

Todas essas propostas eram obviamente falsas, mas fizeram um bom estrago, por explorar o desejo das pessoas. Segundo Assolini, um único golpe chegou a ser clicado 2 milhões de usuários durante os 21 dias que ficou no ar.

“É uma técnica muito conhecida, adaptada para a realidade de dispositivos móveis.”

Com o Firewall em sua empresa, esses riscos são menores pois você terá um filtro e bloqueio na internet para esses arquivos e sites maliciosos. Solicite aqui uma cotação conosco.

Posts Recentes

Deixe um Comentário